Integração e criação compartilhada: palavras de ordem no século XXI

Este Diretório de Expertise é resultado do projeto 'Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária', uma iniciativa do Fundo para o Agronegócio e do CNPq. O objetivo geral do projeto é elaborar um diagnóstico do sistema brasileiro de Defesa Agropecuária: os atores envolvidos e suas atribuições e maneiras de se interrelacionarem. A partir dessa análise, são levantados os gargalos ou pontos de melhoria do sistema. 

O Projeto induz melhorias na medida que estimula a capacitação, induz a inovação tecnológica e aproxima os atores do sistema. Assim, numa das etapas do Projeto, foi realizar um primeiro levantamento das competências instaladas no Brasil para identificar onde estão os grupos de pesquisa, quais as tecnologias em desenvolvimento e que benefícios elas poderão trazer para o setor produtivo. A ideia é que os agentes que demandam novas tecnologias, ou seja, setor produtivo e órgãos de defesa, possam ter acesso às linhas de pesquisa para estabelecer parcerias.

Antecedentes

Este Projeto foi motivado pela percepção do afastamento entre os atores envolvidos no sistema brasileiro de Defesa Agropecuária: academia, órgãos de pesquisa, órgãos de defesa e setor privado. Entre seus idealizadores estão os ex-Ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Alisson Paolinelli. Seu coordenador, o Prof. Evaldo F. Vilela possui ampla experiência em pesquisa na área e desenvolveu tecnologias para manejo de pragas que hoje são utilizadas em diversas culturas. Entre os parceiros, destaca-se o Instituto Mineiro de Agropecuária, por meio do Diretor Presidente Altino Rodrigues Neto, que disponibilizou toda a infra-estrutura física para a execução do Projeto. Destaca-se também a importante colaboração da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Graças ao apoio do Secretário Inácio Kroetz e de sua equipe, o Projeto encontrou um ambiente bastante favorável dentro do MAPA. 

Público-Alvo

Este Diretório foi desenvolvido com o intuito de aproximar aqueles atores responsáveis pela geração de novas tecnologias e aqueles que as utilizam.